FAQ - Perguntas frequentes

 

INTRO - Começando a cultivar, HOJE!

 

Como as plantas se alimentam ?

 

Todo mundo deveria lembrar da tal da fotossíntese! Em poucas palavras, as raízes da planta absorvem a água e os nutrientes necessários para sua sobrevivência, levam essa mistura para as folhas, e ali acontece a mágica. 

 

Cada folha possui um mecanismo especial capaz de processar a energia vinda das luzes, o gás carbônico do ambiente e os nutrientes vindos das raízes. Produzindo a maior parte dos elementos vitais para vida da planta. 

 

Entender um pouco mais sobre as raízes e as folhas no seu cultivo pode ser a grande chave!

 

O que é o cultivo orgânico ?

 

O cultivo orgânico nada mais é do que a produção sem a utilização de insumos químicos. Tanto no preparo do solo, quanto na fertilização ou proteção de pragas. Então pode esquecer aquele mata-mato,mata-inseto, mata-tudo…Diga adeus as bolinhas de fertilizantes minerais e seus amigos coloridos.

Não se desespere, a vida não depende desses produtos e é totalmente possível ter ótimas colheitas priorizando uma forma de plantio que seja mais saudável às pessoas e ao ambiente!   

 

 

TERRA / SOLO / SUBSTRATO - Ja cultivei, mas quero entender mais.

 

O que é substrato ? 

 

Se você planta, no apartamento, no quintal ou em estufas. Vai precisar entender um pouquinho sobre os substratos, eles funcionam como uma casa para todas as raízes. E como um bom companheiro, nada melhor do que oferecer um lar confortável às suas plantinhas.

 

O que preciso ter no meu substrato ?


Nutrição - Água - Aeração - Drenagem
 

Uma boa aeração e drenagem, vai garantir que suas raízes cresçam sem riscos de serem sufocadas ou afogadas. Garanta que isso não aconteça com elementos estruturais como o biochar, fibra de côco, casca de arroz carbonizada, perlita, areia, argilas expandidas dentre outros. 

 

C-O-M-I-D-A, além de uma boa estrutura e disponibilidade de água, as raízes vão precisar se alimentar. Conheça os principais ingredientes orgânicos para disponibilizar e criar reservas de nutrientes no seu substrato: Húmus, Bokashi, Compostos Orgânicos, Tortas
e Farelos vegetais, Biomassa “fresca” - adubação verde.

O que é um substrato inerte ?

 

Este tipo de substrato é 100% estrutural, sem nenhuma reserva de matéria orgânica. Fibra de coco, turfa de Sphagnum, Perlita, Vermiculita, são os principais ingredientes encontrados para esse tipo de substrato. 

 

São muito utilizados para o enraizamento e nas fases iniciais das plantas, mas podem ser utilizados para ciclos completos também.
 

Lembre-se que em substratos inertes ou com baixa matéria orgânica, suas plantas vão necessitar de uma introdução frequente de nutrientes  para um bom desenvolvimento. Você vai precisar ter um maior controle sobre os nutrientes e suas dosagens ao longo do cultivo. 

 

Geralmente estes cultivos são suplementados com altas dosagens de fertilizantes mineral e/ou organominerais.

 

O que é um substrato orgânico ?
 

Dos mais populares: Húmus, bokashi e composto orgânico. Aos mais específicos: tortas
e farelos vegetais, biomassa “fresca” e adubação verde. São todos ótimos ingredientes para formar as reservas orgânicas do seu substrato.  


Nos substratos orgânicos as raízes podem contar com um ambiente rico em reservas nutritivas e microorganismos benéficos para o seu desenvolvimento.  Uma boa seleção dos ingredientes orgânicos pode ser a receita de um cultivo tranquilo e bem sucedido.

É bom lembrar que estes substratos também necessitam de elementos estruturais para uma boa aeração e drenagem, evitando que tenham solos encharcados ou compactados ao longo do tempo. 

 

Qual a nossa indicação de um substrato ideal ?

Cada cultivador escolhe seus próprios caminhos” - mestre myagi 

 

Tem gente que já pensou lá no primeiro tópico, será que ninguém tem isso pronto?  Tem gente que corre na primeira loja de planta, pega o que tem e mistura tudo no olho com a terra de casa. Tem gente que estuda minuciosamente cada ingrediente para garantir o máximo de conforto para sua plantinha. 

 

É claro que cada planta vai ter suas preferências, afinal, nem todo mundo gosta dos mesmos lugares, né?  Mas a grosso modo o espaço “lounge” da maioria das plantas é uma mistura entre elementos estruturais (de 70 a 80%) e reservas orgânicas (de 20 a 30%).   



 

 

C-O-M-I-D-A / NUTRIÇÃO / FERTILIZANTES - Quero cultivar no modo PRO!



O que são fertilizantes ? 

 

Basicamente, os fertilizantes funcionam como um alimento para as plantas. E como na vida humana existem os alimentos saudáveis, os alimentos que tentam parecer saudáveis e os ultraprocessados da indústria.

 

O que são fertilizantes orgânicos ?

 

Os fertilizantes ou adubos orgânicos são produzidos a partir de materiais de origem vegetal ou animal, geralmente passam por processos como a compostagem ou a fermentação natural durante o seu preparo. 

 

Para além da sustentabilidade, a fertilização orgânica pode oferecer uma nutrição completa para todas as suas plantas. Melhora a estrutura do solo e agrega comunidades de microorganismos benéficos para as plantas. 

 

Com a combinação certa, o cultivo orgânico tem tudo para ser mais tranquilo, resiliente e saudável.
 

O que são fertilizantes inorgânicos ?

 

São processados em indústrias químicas, provenientes de origens minerais. Muito utilizados na agricultura intensiva ou de larga escala. São classificados em: nitrogenados, fosfatados, potássicos, mistos e calcários.

 

Nem todos os fertilizantes inorgânicos são agrotóxicos. Na dúvida, fujam das caveiras!

Impactos Ambientais 


 

Como aplicar fertilizantes ? 

 

Fert-Irrigação

Foliar
 

Incorporação no solo

Superfície

 

Quais soluções a OrganoLab oferece? 

 

Além de um atendimento especial e muuuuuuito conteúdo de apoio, temos diversos produtos prontos para melhorar o seu cultivo!

Fert. Compost (Composto)

Bio. Starter (Bokashi)
Bio. Active (Bokashi Líquido)

Ocean. Mix (Fermentado de Peixes)
Fuel (Ácidos Húmicos e Fúlvicos) 

 

O que cada produto faz ?

 

Fert. Compost (Composto)

Matéria orgânica para o seu cultivo, a base, o humus.

Bio. Starter (Bokashi)

Fornece matéria orgânica para o solo e inocula microorganismos eficientes (M.E.)


Bio. Active (Bokashi Líquido)

Inoculante rápido, para alimentar e ativar os microorganismos (M.E) do solo.

Ocean. Mix (Fermentado de Peixes)

Aquele fertilizante do dia a dia, ajuda os microorganismos e estimula raízes e hormônios.


Fuel (Ácidos Húmicos e Fúlvicos) 

Uns chamam de "esterco líquido" pois sua ação rápida alimenta o solo e fornece força para seu solo.

 

Pague com
  • Pagali
  • Pix
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

OrganoLab ltda - CNPJ: 45.612.464/0001-97 © Todos os direitos reservados. 2022


Para continuar, informe seu e-mail